3 semana estação da moda

A importância dos blogs de moda

22:04

Como vocês já sabem (já falei tanto nisso!!kk),aconteceu o Fórum de blogs aqui da Paraíba,durante a Semana Estação da Moda.Margarete, minha professora e a maior incentivadora do blog, foi a idealizadora do Fórum.Devia ter colocado essa postagem a muito tempo ,eu sei,mas gravei o vídeo de tudo que a professora falou,porque não ia perder nada não é?E daí que fiquei toda enrolada para ouvir  e escrever as muitas dicas que ela deu.Depois de organizada as idéias,o post está aqui e espero que gostem. Porque só vem a somar e a maioria das pessoas que entram aqui são blogueiras.

Para começar a falar .Quais são as características dos blogs?

Efemeridade- Assim como a moda é efêmera,o blog também é.Os dois tem essa interligação e necessidade de mudança,quase que diariamente.Margarete comenta que o blog dá trabalho,são frutos de pesquisa e  dedicação.Assim como é fácil de fazê-lo,é fácil deixá-lo, por isso que muitos desistem.Mas se você encontrou ali o seu estilo,sua identidade é porque tem tudo para dar certo.

Individualidade(não individualismo)- Ela cita que mesmo nas limitações que tem de configurações ,um blog nunca é igual ao outro.Cada pessoa tem uma forma de escrever para seus leitores.Em cada um está escrito sua realidade e sua forma de falar sobre moda,e mais uma vez moda e o blog,se unem nessas características.É a opinião pessoal colocada ali, querendo ser diferente e ao mesmo tempo querendo encontrar as pessoas mais parecidas com você.

Multiplicidade-  Multiplicação da informação e localização.A possibilidade de escrever para pessoas até de outros países devido as ferramentas que disponibilizamos, faz com que a moda seja a cada dia mais universal.Não importa classe, raça, idade o desejo de consumir moda é o mesmo.

Margarete destaca: Que o mais interessante nos blogs,é a relação que existe entre as blogueiras.O fato de terem interesses comuns faz com que, haja uma relação virtual além do conteúdo do blog em si ,mas de familiaridade, do vínculo que cria-se com o autor do blog.

Democratizando o saber

As informações eram restritas aos grandes jornalistas de moda, opiniões vindas de grandes revistas e então surgem os blogs e reviram essa idéia e democratizam esse saber.Criando um debate sobre moda.Podemos destacar como casos de sucesso e que chamaram a atenção da mídia para o fenômeno dos blogs o the style rookie, de Tavi Gevinson,que escreve desde os 11 anos,hoje com 13.Destacou-se pelo seu estilo excêntrico,postando looks inusitados e fazendo análise dos desfiles de moda.Tornou-se queridinha de muitos estilistas e senta na primeira fila dos desfiles internacionais(como não lembrar da polêmica do laço na cabeça,em que a editora de uma revista italiana que sentava na segunda fila postou no twitter,reclamando que o laço de tavi atrapalhava sua visão da passarela!).

Tavi com Karl Lagerfeld,na primeira fila do desfile de alta-costura de Dior 
com seu polêmico look,e a visão da passarela.

No Brasil, podemos destacar Marimoon que posta desde 2000. Com seu cabelo colorido e seu jeito criativo de se vestir (já fiz post citando o estilo da Mari),despertava a atenção das pessoas que começaram acessar seu blog diariamente para acompanhá-la.O blog tornou-se um fenômeno na internet,e a MTV em 2006 a convidou para apresentar o Scrap MTV.


Além de outros casos,que já são bem conhecidos nossos.

As marcas descobrem o poder das blogueiras 

As marcas percebem nos blogs uma forma eficaz e mais barata de investir na imagem da marca.No lugar de investir em contratação de vários profissionais,outdoor,banners....e gastar muito dinheiro eles percebem que nos blogs tem uma informação rápida, direta e permanente.Enquanto investiriam milhares de reais em uma publicidade de poucos segundos na tv,eles direcionam diretamente ao público-alvo.Então, Margarete destaca outro fato interessante a profissionalização dessas blogueiras.A Paraíba,não fica atrás e já conta com casos de sucesso.

Para apresentação dos blogs no fórum ela dividiu em 2 categorias : Informativos(profissionais ou não) e corporativos.

No 1° dia:
Paula contou um pouco da história do blog Papo de camarim .Depois de perceber o interesse das pessoas por assuntos de beleza através do Formspring,ela resolveu fazer um blog.Formada em administração de empresas e Marketing ,quis começar de forma profissional, então idealizou todo o layout antes.O blog tem mais de 5 meses,já teve mais de 300.000 visitas e já despertou interesse de várias empresas.


Rafaela contou a história da Josephine blue (que está no post anterior).

Sarah Falcão é jornalista formada pela UFPB e estuda Produção de moda e Styling no Senac -PE comanda o finesseland ,blog informativo de moda.

No 2° dia Lydia contou a história do blog TPM, tudo para meninas,que tem junto com Kamyla Porto.O blog assim com o de Paula é de Campina Grande e foi o pioneiro na região,que tem mais de 1 ano.No blog as meninas dão dicas de maquiagem, comportamento, roupas, sapatos...

Sandra contou sobre o  Babel das Artes, o blog corporativo tem o intuito de se aproximar dos clientes escrevendo sobre cultura.Através das postagens o regional é valorizado,fazendo com que os produtos vendidos pela loja localizada no Mercado de Artesanato Paraibano tenham uma história.O blog já conta com quase 1 milhão de visitas desde sua criação,e foi o vencedor em 2009 do prêmio Top Blog na categoria cultura.


Gabriella tem 19 anos e criou o 994 para falar do que gostava: MODA,e descobriu sua verdadeira vocação.Abandonou o curso de direito e está estudando Design de moda na Unipê.


Agda Aquino é Jornalista,pesquisadora de moda, professora universitária e tem 3 blogs!!Um sobre moda no site Paraíba 1(no qual é remunerada),o mãe Tila (que são postagens sobre trabalhos manuais da sua família) e o blog  T.e.V.i (no qual registra a moda dos repórteres e jornalistas).Ela destacou o cuidado que tem que ter nas suas postagens e as imagens que coloca.Ela dá a dica:"Sempre que colocar qualquer imagem,dê os créditos".Os comentários são moderados,pois caso haja algum comentário ofensivo ela estaria sendo conivente.

Alex Cavalcanti do , na cama com leon , falou um pouco da trajetória do blog que começou em 2007 de forma despretensiosa e como foi crescendo ganhou layout no começo desse ano.Um destaque interessante é o fato de existirem mais blogueiras falando de moda do que blogueiros.E Alex se destaca nesse ponto,falando de maneira rápida e com muito bom humor.


Margarete destaca , a importância de ser autoral,e de manter a interatividade com seus leitores.

 "Quem procura informação nos blogs se identifica com a linguagem".Maria Prata no debate Pense Moda.


Demorei para concluir, mais espero que tenham gostado da postagem.Pois,curtir demais fazer.rsrs =)


Imagens: Site Capricho 
                  Google imagens
                  Sites dos blogs



Você também pode gostar de:

8 comentários

  1. Lu, perfeito o post, já até salvei aqui, para ler novamente, este eventos só acrescentam né?adorei os assuntos abordados!!Bjs e ótimo Domingo, Va.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Lu,o post ficou maravilhoso...Gosto muito da Margarete, sinto saudade das aulas dela...Tmb gosto muito do blog da Sarah,ela é muito criativa,o Alex é uma figura,o blog é divertido como ele...bjos!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!
    Mtas informações bacanas para nós, blogueiras =)
    Não sabia dessas história do laço da Tavi Gevinson rsrs. Parece que a Mabi, da novela Ti Ti Ti, foi inspirada nessa blogueira.
    Bjoo

    ResponderExcluir
  4. Nossa Va,que legal você salvou,rsrs =)

    geovanna,que bom que gostou do post,sinto saudades das aulas de Margarete tbm =(
    ela foi a incentivadora do blog =)

    Anna,que bom que gostou do post estava te devendo rsrsrs.

    Luzi,
    www.de-sapatilha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Luzi, seu post está completíssimo. Adoramos!


    abs
    Francisco e Sandra
    BABEL DAS ARTES

    ResponderExcluir
  6. I just added your feed to my favorites. I really enjoy reading your posts..

    ResponderExcluir
  7. You made some nice points there. I did a search on the subject matter and found mainly people will consent with your blog.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo post útil! Eu não teria chegado a este o contrário!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua opinião,é essa troca que torna o blog cada dia melhor..=)

Deixe seu link, junto com sua mensagem para que eu possa conhecer seu blog =D.

E para quem não tem respondo por aqui,ok?

BJS, Luzi.

P.S.:Os comentários são moderados.

Projeto

CURTA