estilo

Você é fashion?

14:36

Para entendermos o que é fashion, devemos buscar a etimologia da palavra:

"A palavra fashion remete ao latim factio, que significa fazendo ou fabricando, com caráter industrial (da língua inglesa a palavra faction (facção), até facere, isto é, fazer ou fabricar). Segundo, Palomino o termo afrancesado tornou-se sinônimo de façon, cuja apropriação pela língua inglesa deu origem à expressão fashion (Palomino, 2000, p.15)" Fonte: revistas.univerciencia.org

Ser fashion tem mais haver com construir, fazer, criar do que usar algo da moda, leia-se algo em evidência na temporada.Construir seu estilo,sua imagem é ser fashion.Conhecendo-se fica bem melhor usar as tendências ao nosso favor (que aliás,são muitas) e quem sabe aproveitá-las por mais tempo do que a temporada 'permite'.


Os estilos dividem-se basicamente em: Clássicos e não-clássicos.

Estilo esportivo – Não tem nada a ver estar pronto para uma caminhada,e sim com a casualidade.As pessoas adeptas deste estilo passam a mensagem de praticidade, jovialidade, informalidade, descontração.O importante é estar à vontade.Os calçados são tênis,sandálias baixas,sapatilhas.Peças são básicas como camisa branca, camiseta, calça jeans ou de sarja. Fáceis de coordenar e com poucos detalhes. Usa sobreposições entre as peças, e prefere não marcar o corpo. As cores preferidas são neutras, branco, bege, mesclas, azul marinho, marrom. Mas gosta de cores vivas e alegres. Os acessórios são poucos, pequenos e discretos, nada ostensivo, podendo ser de diferentes materiais.A bolsa geralmente é grande desestruturada,cabe tudo.E a bolsa combina com a maioria das roupas.O cabelo não exige maiores cuidados, seca naturalmente.A maquiagem que usa no dia a dia é rápida e discreta.


 Giselle Budchen

Estilo Clássica: Passam a imagem de tradição. As adeptas do estilo passam geralmente uma imagem de conservadorismo, formalidade e responsabilidade. O visual é composto por peças atemporais como saias, calças e vestidos de modelagem reta, blazer, saias abaixo do joelho, tailleur , conjuntos monocromáticos. As cores são geralmente o marinho, o bege, o preto, o cinza e o vinho. Não costuma usar muitas estampas, quando as usa geralmente são as listras,risca de giz e os xadrezes clássicos.Os calçados são de saltos confortáveis e grossos no estilo scarpin,e o mocassim.Não se importa com tendências de moda, nem usa tecidos que marquem no corpo. Os acessórios são poucos e discretos, usam conjuntos de pérolas,bolsa com correntes estilo Chanel,bolsa menores e estruturadas.A maquiagem é natural,realçando seus traços. O cabelo está sempre bem arrumado,não varia os cortes nem a cor do cabelo.

Carla Bruni

Estilo Elegante: O estilo elegante é bem parecido com o tradicional,porém nesse estilo há a mistura de peças tradicionais com peças de design diferenciados, as pessoas que compõem o estilo são antenadas as tendências de moda.Têm o estilo sofisticado, culto e refinado.Valorizam o status e a qualidade dos produtos. Usa geralmente o preto, o marinho, o bege e o cinza, misturadas a alguns detalhes em vermelho ou outras cores mais vivas.Usam também padrões estampados.Faz uso de peças clássicas com cortes atuais, calças acinturadas, blazers, pantalonas...Bolsas e sapatos de qualidade com design.Gostam de pérolas mas também usam bijuterias ou jóias mais modernos.Os sapatos são mais altos e a maquiagem é discreta,porém com um pouco mais de cor.Os cabelos são maiores,e ousam mais no corte.Os tecidos mais usados são o algodão,a seda o cetim e o crepe.
Mariana Ximenes

Estilos predominantes – NÃO CLÁSSICOS

Sexy : Gosta de valorizar o corpo,usa pelo menos uma peça justa. Passa a imagem de exuberância e ousadia. Para não cair na vulgaridade a pessoa que segue esse estilo tem que ter uma atitude sensual,  porém usar peças que denotem qualidade e além disse ao usar decotes ter cuidado para não revelar outras partes do corpo.Uma característica deste estilo é o salto alto,bicos finos e trançados nas pernas.Usa brilhos,cores poderosas e vibrantes.Os tecidos mais usados são lycra,materiais em couro,vinil,ou com transparência, jeans e algodão.Usam estampas mais exageradas,como de peles de animais,como onça e zebra.As roupas usadas são aquelas que se moldem bem ao corpo e nada estruturadas. Usam acessórios maiores e mais exagerados.O cabelo tem volume e movimento.A maquiagem é forte e marcada.

                                  
                                                                                                    Beyónce
   

Femininos/Romântico – De personalidade feminina, graciosa, doce, sensível, vaidosa.Passam a mensagem de amabilidade o look é composto de peças fluidas,delicadas,as estampas são de médias a pequenas,com padrões florais.Usam muito babados,rendas,viscose,algodão,seda,georgete e peças com detalhes feitos a mão.Os acessórios são broches, brincos, colares, pulseiras, laços, bijoux antigas, camafeus, pérolas,tiaras. Sapatos de forma arredondada(estilo boneca), com detalhes como laço, fivelas. Bolsas pequenas e macias. Gosta de usar muitos acessórios pequenos e delicados.O cabelo é de médio a longo. Crespos ou lisos, usa acessórios no cabelo. Maquiagem suave. As combinações são em sua maioria monocromáticas,e as cores são em sua maioria rosa,lilás,verde, azul a maioria em tons pastéis.

                                                                                        Sandy

Criativo - São de uma personalidade criativa, exótica,auto-confiante, independente,livre.Primam pela ousadia , auto-expressão e humor. Os tecidos das peças que usa podem ser de vários tipos, gosta de experimentar texturas e formas, as estampas são um mix de padrões,e influências variadas.Mistura estilos clássico e não clássico, inspiração em décadas passadas e peças vintage.Acessórios tanto faz serem feitos à mão ou industrializados.O cabelo e a maquiagem mudam com freqüência.Os calçados tem cor ou design diferenciados,a palavra que melhor define o estilo é originalidade.

                                  
                                                                                                Marimoon

Dramático – De personalidade ousada, urbana, distante, poderosa, exigente, sofisticada. Se destacam pelo poder, visibilidade, emoção. Os tecidos são estruturados, refinados, com tecnologia, de trama fechada. As estampas exageradas, poás grandes, geométricos ou abstratos, animais. Roupas com golas e mangas exageradas. Cores intensas, alto contraste, geometrias, look monocromático. Os acessórios sempre com design diferenciados de bolsas a calçados. Óculos, bolsas sempre grandes.Cabelo e maquiagem com cortes geométricos, cabelo liso. Maquiagem marcada.Não se importam com a marca do produto mas com o efeito causado por ele.


                                 
                                                                                            Lady Gaga

O estilo pessoal pode ser caracterizado pela mistura de dois ou mais estilos, com a predôminancia de um deles. E então qual seu estilo? Vamos construiu-lo?=)


Fontes de pesquisa: Veste moda
                                    revistas.univerciencia.org
                                   Reedição do post estilos predominantes blog de sapatilha

Você também pode gostar de:

6 comentários

  1. Nossa Luziane... amei!
    Devorei o post e vc explicou mega bem cada estilo!
    Muito legal!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luzi!

    Adorei o post, arrasou!
    Bom, eu acho que sou uma mistura de romantica com esportivo e um pouquinho de criativo, mas geral meu estilo é uma mistureba mesmo haha

    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  3. Ixi.. me identifiquei com vários estilos! Acho que cada dia eu to num estilo diferente, mas eu diria que sou mais pro clássico do que pro criativo. Sei la, vendo essas fotos fiquei um pouco confusa em relação ao que escolher. hehehe
    Beeijos

    ResponderExcluir
  4. Amo o estilo romântico!!! *-*

    bjs.

    Morena
    http://todamocinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa luziane adorei o post, bem explicado adoro o estilo esportive e o sexy super lindos! beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua opinião,é essa troca que torna o blog cada dia melhor..=)

Deixe seu link, junto com sua mensagem para que eu possa conhecer seu blog =D.

E para quem não tem respondo por aqui,ok?

BJS, Luzi.

P.S.:Os comentários são moderados.

Projeto

CURTA