inspiração

Diário de inspirações verão 2012 - parte 1

15:40

Olá  meninas/os, como prometido aqui estou para fazer um resumão sobre o Workshop sobre o verão 2012.

O que é o caderno de inspirações? É o resultado das pesquisas do  Senai/CETIQT. O estudo reúne informações com  o objetivo de atender a cadeia produtiva têxtil e prospectar tendências de mercado, informações estas necessárias para o  processo criativo dos designers do setor.

Na segunda-feira aconteceu a palestra com Vanessa Rivera.



 E nos dias 17,18 e 19 a oficina.

Para  o Verão 2012 a inspiração é FELICIDADE. Que foi dividida em três categorias principais: Encanto, Esperança e Euforia.

"Em tudo que experimentamos diariamente, seja em produtos ou em vivências culturais e sociais, há uma imposição de felicidade que vem na mesma intensidade que a busca desta (...). Adquirida e entendida ao longo dos anos via pesquisas e coleta de dados, o mercado utiliza estratégias, campanhas e experimentaçõesde felicidade atrelado a algum consumo, como se a felicidade fosse coexistir com algum objeto material."

Encanto:
"Feliz porque é um lindo dia de sol que incentiva um encontro com a natureza nas praças e parques da cidade. Encanta-se porque descobre uma exuberância e reaprende uma forma de viver mais simples e harmoniosa"


Inspiração: Burle Max - Paisagista.

Cenário: Praças
" O jardim ordenado nos espaços urbanos de hoje, é  um convite ao convívio. à recuperação do tempo real das coisas, em oposição à velocidade ilusória das regras da sociedade de consumo ".(Burle Marx)

Ato 1: O prazer da descoberta - Descoberta do mundo natural, reencontro do sentimento de tranquilidade X espaços urbanos desordenados. Um olhar encantado dos seres vivos e o planeta.

Ato 2: Eu quero uma casa no campo - Práticas da vida simples do campo,  uma troca entre o homem e a naturez - repleto de aromas e texturas .

Ato 3: Valores que não se ensinam, é preciso vivenciá-los - Novos hábitos de modificação do espaço urbanos, iniciativas de sustentabilidade em respeito aos limites da natureza. Uso dos recursos naturais de forma sustentável, customização, feira de trocas e brechós...

Ato 4: Vivendo em Harmonia - Soluções inovadoras usando recursos da natureza.EX: cartões de visita feitos de caixas de leite, impressão de folhetos e folhas , lápis feitos de papel, roupas feitas de papel e tecidos reciclados...

Cartela de cores: Mundo natural em harmonia - Sol (amarelo), água(tons do azul ao roxo), flora e a fauna (verdes, o rosado, laranja e vermelhos) e tons terrosos.




Esperança:


"Quem não se lembra da  rua, do bairro ou do lugar onde morou quando era criança? Andar de bicicleta, jogar bola (...).Os dias ensolarados de verão promovem uma alegria, vontade aproveitar cada minuto, de melhorar a vida  e começar a realizar as promessas de um ano que se inicia."

Inspiração: Férias de Verão

Cenário: Mundo - Rua
"A rua, o bairro, a vizinhança, um lugar único e singular, onde o cotidiano é compartilhado entre as mais diversas pessoas, carregado de simbolismos e que agrega idéias e emoções produzidas somente por aqueles que ali vivem".

Ato 1: O valor das pessoas - Valorização das histórias de vida de cada pessoa. Sensibilidade por gestos suaves e delicados ( trabalho de Christine Finley  que transforma latões de Nova York em obras de arte).

Ato 2: Contágio - compartilhar,ceder, participar, criar e colaborar em grande número.A internet tem um papel muito importante, desde as compras coletivas até a participação de protestos  online (web cidadania).

Ato 3: Fazer o bem é bom - Relações sociais com a coletividade, boa vizinhança.

Ato 4: Lugar-destino- A rua, o bairro que são lugares peculiares,cheio de histórias, memórias e vocações.

Cartela de cores: Tons alegres e pastéis.


Euforia:


O carnaval, festa popular que praticamente encerra o período do verão, materializa a criatividade e une dois universos o imaginário e o real.

Inspiração: O carnaval

Cenário: o quarto da bagunça/extensão da casa/puxadinho.

Ato 1:  A interação On-Off-line.

Ato 2: Máscaras e Fantasias - A magia do inesperado. Experimentação e reinvenção.

Ato 3: Confetes, marchinhas, frevo, axé...Misturar,Sacudir,Experimentar e Reinventar. (  Dzi-Croquettes  grupo de atores/bailarinos dos anos 70).

Ato 4: A máquina é o meio e não o fim.(Em evidência Issey Myake e Paulo Barros).

Cartela de cores: A mais forte da coleção.


Para não ficar muito extenso,vou dividir  o post em 2 partes =**

Trechos retirados do caderno de inspiração 2012.

Você também pode gostar de:

1 comentários

  1. Oi Luzi!
    Nossa que legal, adorei a isnpiração: Felicidade!Muito legal!

    Beijocas ^^

    ResponderExcluir

Obrigada por sua opinião,é essa troca que torna o blog cada dia melhor..=)

Deixe seu link, junto com sua mensagem para que eu possa conhecer seu blog =D.

E para quem não tem respondo por aqui,ok?

BJS, Luzi.

P.S.:Os comentários são moderados.

Projeto

CURTA