dyogenes chaves

Estampas da Paraíba em Paris

15:37


Os artistas e designers paraibanos, Dyógenes Chaves e Romero Sousa, estão em Paris para exibirem suas criações na Índigo Paris 2011, que acontecerá na capital francesa nos dias 20,21,22 de setembro no Parc d´Expositions Paris Nord Villepinte. A Índigo Paris faz parte da Première Vision Pluriel, é uma exposição internacional especializada em design têxtil e de criação. Com três edições por ano, em Nova York , Paris e Bruxelas, oferece aos seus expositores e visitantes referências para se inspirar e preparar coleções, obter informações sobre as tendências e realizar negócios entre os profissionais. Ao todo, 180 estúdios internacionais apresentarão suas coleções de produtos – estampas, bordados, apliques, transfers, vintage etc. – para o mercado da moda em todos os setores. Esta edição 2011 da Índigo Paris, será marcada como a primeira vez em que designers brasileiros participarão neste evento. Dyógenes aproveitou o seu arquivo renovou com cores e dimensões diversas,e  levou mais de 150 estampas. Já Romero Sousa utilizou florais presentes no artesanato popular como madeira, palha e outros materiais. Além de brinquedos populares, fotografias da cidade, principalmente grafite, e livretos de cordéis antigos. Para a concretização dos trabalhos contou com o apoio de novos profissionais de moda, são elas: Suenia Gomes, Beth Paz, Fabíola Beltrão, Manuela Leite e Luziane Lima (euzinha o/ #orgulho).


O banal se torna estampa nas mãos de Dyógenes.

Dyógenes Chaves é artista plástico, designer, curador independente e crítico de arte (ABCA/AICA), natural de Araçagi-PB (1959). Professor do curso Design de Moda (UNIPÊ) e Produção em Moda (Funetec/PB), foi bolsista do Governo Francês na École Supérieure des Beaux-Arts Luminy (Marselha, 1997-98), quando realizou pesquisa em torno de símbolos e imagens das culturas da Provence (França) e Nordeste do Brasil. Da impressão de gravuras em serigrafia para outros artistas, nos anos 1980, Dyógenes passou a colecionar ícones e imagens banais – de retratos de Nossa Senhora (santinhos e adesivos plásticos) a tickets de máquinas registradoras e extratos bancários –, utilizando este imenso e variado banco visual para estampar monogravuras ou peças de vestuário. 

Florais saídos do artesanato popular e capas de cordel por Romero Sousa.

Romero Sousa é designer paraibano. Graduado em Artes com especialização em Estilismo e Modelismo em Artefatos de Couro, e em Psicopedagogia. Empresário e estilista da grife paraibana Z-AZ, desde 1992. Estilista da natural Cotton color. Produtor do Mercado Capim Fashion desde 1997, é professor do Curso Técnico de Design de Moda (Funetec/PB), nas disciplinas Cenário e Figurino e Introdução a Cultura Popular. Atualmente é o Coordenador da Estação da Moda (CVT), da Prefeitura de João Pessoa.

Aproveitando...

Consegui editar e salvar o vídeo das aulas da Oficina de Serigrafia com Dyógenes. Coloquei no canal do blog no Youtube.




Imagens: Luziane Lima - arquivo pessoal.


1 ano de posts, 1 mês de sorteios, clique AQUI  e participe.

Você também pode gostar de:

1 comentários

Obrigada por sua opinião,é essa troca que torna o blog cada dia melhor..=)

Deixe seu link, junto com sua mensagem para que eu possa conhecer seu blog =D.

E para quem não tem respondo por aqui,ok?

BJS, Luzi.

P.S.:Os comentários são moderados.

Projeto

CURTA