célula de criação

Processo criativo: Coleção Filipéia

09:34

Oi meninas, há pouco mais de um mês falei por aqui sobre o novo projeto da Estação da Moda, intitulado Célula de Criação. As inscrições foram rapidamente preenchidas e o primeiro grupo começou no dia 16 de maio a criar uma coleção composta de 10 looks, inspirados na cultura local. Isso mesmo foram apenas 30 dias corridos  para criar uma coleção! Super desafio para Vanessa Guimarães , Jefferson Batista, Luíza Moreira, Adelian Lima e Vanda Costa, primeiros inscritos no projeto.

Como acompanhei todo o processo, faço um resumo das etapas vivenciadas pelo grupo. (E aviso logo que o post está resumido, apesar de longo... rs)



Depois de uma reunião para tirar dúvidas de todo o projeto e data definida para iniciar, a turma começou a pensar em  temas. A melhor pesquisa foi em campo, uma visitação ao Centro Histórico onde fotograram muita coisa, principalmente detalhes. Em reunião com Romero Sousa, orientador do grupo, foram analisadas as imagens e montado o painel de inspiração que priorizou formas através da arquitetura e interferências como grafites e pixações. Foram feitos inúmeros croquis e na consultoria foram definidas as 10 peças da coleção. 

Feito o planejamento com prazo para fazer modelagens e costuras foi a hora de colocar tudo em prática. A consultoria de Lailane Melo, designer de moda e instrutora da instituição foi nessa parte. Era muito engraçado quando olhavam os desenhos e diziam: E como vai ser feito isso? Desenhar é fácil, vai lá modelar e costurar... kkk Eles que o digam, encontraram soluções para sair tudo como imaginavam e o que mais me impressionei foi a dedicação de refazer muita coisa. Pense ai em um vestido todo feito de macramê (técnica de trançado feito de forma artesanal) só porque ficou um espaço entre eles, desenho feito a mão (pequeno demais), pétalas costuradas uma a uma em tamanhos diferentes e rebatidas com forro e pesponto (a costura ficava aparecendo...). Tinha hora que me desesperava e dizia: "vai dar tempo?" tipo sem querer stressar sabe?rsrs.

 Lembrando de um detalhe utilizaram os tecidos que estavam disponíveis na Estação da Moda, ou seja, foi necessário muita criatividade para dar uma nova cara aos tecidos. Então, fica registrado aqui o meu orgulho desse grupo que com muita dedicação e criatividade fizeram a coleção FILIPÉIA.



Ontem a tarde foi realizada a entrega simbólica da coleção, sempre terá um convidado para fazer comentários dizendo o que achou e a convidada dessa vez foi Miriam Mansur que trabalhou com moda durante 20 anos para grandes marcas. Ela ressaltou a autenticidade da coleção.


Romero Sousa apresentando o projeto e o grupo
Logomarca do primeiro grupo


As peças são conceituais e foram apresentadas também para os futuros grupos da Célula de Criação, todos poderão conferir em editorial e desfile que acontecerá em breve. ;) (E o suspense de Jeff continua rsrs)


Fotos: Luziane Lima

Você também pode gostar de:

2 comentários

Obrigada por sua opinião,é essa troca que torna o blog cada dia melhor..=)

Deixe seu link, junto com sua mensagem para que eu possa conhecer seu blog =D.

E para quem não tem respondo por aqui,ok?

BJS, Luzi.

P.S.:Os comentários são moderados.

Projeto

CURTA