carlos santos

Sobre Estilismo

22:52

Na última sexta feira, estive na funetec para assistir a palestra sobre Estilismo promovida pela instituição. Para falar sobre a profissão Maíra Melki (Lojas Verona) e Carlos Santos (C&N Tecidos), ex-alunos do Curso de Moda, e sobre o mercado de moda Kennedy Crispin, empresário da C&N Tecidos.

Maíra começou abordando a história do estilismo citando de Maria Antonieta a importantes estilistas.
Chamou atenção para o fato de que para ser estilista não precisa desenhar bem e sim apresentar detalhes da costura, caimento e detalhes de maneira correta. Para isso, é necessário conhecimentos de modelagens, tecnologia têxtil e costura. Além de pesquisas frequentes da área e muita criatividade, é claro! ;)

Também explicou a diferença do desenho estilístico/croqui e ilustração. O primeiro retrata a peça e o segundo não tem essa obrigação.

Depois foi a vez de Carlinhos ( meu amigo de turma, orgulho de nossa sala), que começou a trabalhar na área quando ainda estávamos estudando! (=D). Ele abordou mais o dia a dia da profissão, onde foi possível ter uma troca de conhecimentos com Maíra.

Concorrência: Cada um tem seu perfil e foi comum a opinião de que, a personalidade que impõe em seus traços fazem suas carreiras independente da loja.

Criatividade: Como são estilistas em lojas, a criatividade tem que ser maior ainda e de um erro fazer um acerto, afinal estão ali na frente do cliente!

Empatia e simpatia: - Saber o que o cliente deseja. O conhecimento vai além das técnicas aprendidas e adquiridas. Na verdade, em todas as áreas precisamos ter essas duas qualidades, concordam?. Se colocar no lugar do outro, entendendo o que deseja e ser simpático é o mínimo que a pessoa do outro lado espera de nós, né? Carlos e Maíra contaram situações do dia a dia.

Ser pró-ativo: Fez o Curso de Moda e agora é só sentar na mesa designada a você e esperar os clientes chegarem e fazer seus desenhos, certo? Mas não mesmo. O mercado pede pessoas pró-ativas que conhecem e querem conhecer várias áreas que complementem sua função, e por isso mesmo, não param de aprender. No momento ocioso na empresa vai aprender sobre um novo tecido, ajudar os colegas... resumo tudo isso em uma palavra, empreendedorismo.




Para finalizar, o empresário Kennedy falou sobre o mercado de moda e a proposta da sua loja que é mais que vender tecidos,é ser uma boutique. Por lá, quem quiser pode ir para conhecer os tecidos, como um laboratório mesmo. Achei ótimo esse conceito!!!! ♥

Algumas coisas que ele explicou sobre mercado também fazem alusão a carreira. Respondendo perguntas como:

O que é mercado? Qual meu objetivo? Qual minha missão? e Visão?

E destacou a importância de definir uma área de especialização, a segmentação é muito importante tanto nos negócios como na carreira! ;) Afinal, para quem não sabe aonde que chegar qualquer caminho é bom não é?rsrs

C&N Tecidos: Rua Vereador Pedro Alves de Souza - Mangabeira. João Pessoa -PB.


Para finalizar, tem um vídeo da Maíra desenhando de caneta!!!É a técnica que ela utiliza e depois é que vai colorindo...tem que ter muita segurança para desenhar assim! (Carlinhos também faz direto no papel).




Espero que tenham gostado do post, pois adorei fazer!!! =)


Fotos: Happers Bazaar
          Vogue

Você também pode gostar de:

1 comentários

  1. Adorei o post!!!! pq será? obrigadapor ter comparecido e ter dado toda a tenção a palestra,espero ter ajudado em algo.bjo

    ResponderExcluir

Obrigada por sua opinião,é essa troca que torna o blog cada dia melhor..=)

Deixe seu link, junto com sua mensagem para que eu possa conhecer seu blog =D.

E para quem não tem respondo por aqui,ok?

BJS, Luzi.

P.S.:Os comentários são moderados.

Projeto

CURTA