azulejo português

Porque é tendência? - Estampas de azulejo português

07:00

Oi meninas (os), não precisa ser expert em moda para saber que a estampa de azulejo português já é a nova queridinha da estação. Ela é o assunto de hoje da tag Porque é tendência? ;)

Foto:  Escultura do artista chinês Li Xiaofeng, que cria roupas feitas de
cacos de porcelana inspiração da marca TÊCA para o Verão 2014.

História
Nos séculos 17 e 18, época dos estilos barroco e rococó, os portugueses dominavam a técnica italiana conhecida como majólica e produziam azulejos artesanais em que,  por influência da porcelana chinesa, predominava o azul de cobalto. Tempo depois passaram a ser usados também pela nobreza. Das cerâmicas para a decoração, as estampas passaram a ter aspecto decorativo e também padronizados em elementos como cama, mesa e banho. 
"Além dos azulejos historiados ou figurativos serem uma das obras de arte mais importantes nos séculos 18 e 19, foram uma excelente solução térmica, pois no calor refrescam e no frio aquecem por conta da cerâmica. Era também  um elemento de aceitação, só tinha azulejo quem era nobre." Zeila Machado em entrevista para o Portal A tarde. 
A tendência que promete ser tendência no verão 2014, inicialmente surgiu como apostas para o inverno 2013 das grifes internacionais Roberto Cavalli (Resort), Emilio Pucci, Rodarte, Valentino... Por aqui, a Blue Man  apresentou alguns estampas com misturas interessantes mas foi a TÊCA que se destacou com um desfile com peças que rapidamente se tornaram desejo. A inspiração foi a delicadeza das porcelanas e o trabalho do artista  Li Xiaofeng (imagem do começo do post).

A estampa apareceu também em versões com roxo e preto&branco mas o azul e branco é que está dominando revistas, editoriais, blogs, sites...


COMO USAR?
A tendência já veio prontinha das passarelas, com stylist bem usável e harmonioso. A estampa em si é bem elaborada e já chama atenção, bom para investir em peças únicas ou com cores básicas. Para ousar um pouco mais estampas menores ou listras formam um mix certeiro, ou ainda a estampa mais um toque de cor.

Consulta: Portal A tarde.
Fotos: Reprodução.

Você também pode gostar de:

0 comentários

Obrigada por sua opinião,é essa troca que torna o blog cada dia melhor..=)

Deixe seu link, junto com sua mensagem para que eu possa conhecer seu blog =D.

E para quem não tem respondo por aqui,ok?

BJS, Luzi.

P.S.:Os comentários são moderados.

Projeto

CURTA