bel pesce

Conhece a Junior Achievement?

17:46

A Junior Achievement é uma organização não governamental. Foi fundada em 1919 nos Estados Unidos, e tem como objetivo oferecer a educação prática em negócios, economia e empreendedorismo ainda na fase escolar. Atualmente está presente em 120 países e em todos os Estados do Brasil.

Sou apaixonada pela Junior Achievement, conheci lendo a revista Atrevida (faz um tempinho rsrs) e a ong nem tinha sido fundada aqui na Paraíba! Foi participando de palestras no Sebrae que fiquei sabendo que a ong iria se instalar por aqui e até conversei com uma das coordenadoras da JA Porto Alegre, onde fica a sede.  A JA tem vários programas de empreendedorismo de acordo com as séries, e são aplicados nas escolas com empresários que são mantenedores dos projetos em seu estado. É um ciclo que todos ganham! Muito bom!







Enfim... a ong se instalou por aqui e não foi para minha escola. Fiquei arrasada! O projeto implementado foi o miniempresa, os alunos criavam um produto, divulgavam, vendiam e lucravam com isso. Conhecia uma menina que estudava em uma das escolas em que foi implementado o projeto, nosso papo era Junior Achievement pra lá e pra cá  (Beijos Paulinha!), ou seja, eu participava por osmose kkkk. E foi através dela que recebi convite para o encerramento da mini empresa. Conheci a Presidente da JA-PB, contei toda minha história e paixão pela ong.

No outro ano, um outro projeto começou o NEXA (Núcleo de ex-achievers) e adivinha quem recebeu uma ligação para participar do projeto? Euzinha (haha) e fiquei eufórica, lembro como se fosse hoje. Parece bobagem mas eu era tão pirralha que nem lembro a idade e estava participando de algo grande, que acreditava, que estava correndo atrás e uma pessoa que tinha uma carreira bem-sucedida tava acreditando na minha força de vontade de fazer a diferença! Muito massa! Gente, eu não tinha participado do projeto e era uma Ex-achiever hehehe o/ Povo da moda era tipo ter encontrado um estilista brasileiro top e ele dizer "Quer participar de um projeto comigo?" sem eu ter estudado moda! surreal!

O Nexa é uma forma de não se desligar da ONG mesmo já tendo saido da escola. Comecei a participar das palestras, visitas a empresas, e outros projetos. Dois que destaco: Empresário sombra por um dia e projetos sociais. O primeiro já diz tudo, a pessoa acompanha um empresário durante todo dia de atividade, eu aproveitei muito, perguntava tudo! Participei dois anos seguidos, na segunda vez fui convidada para trabalhar na empresa. Já os projetos sociais aconteciam em datas comemorativas, faziamos eventos como exemplo, Dia das crianças. Tive a honra de ser a líder do grupo, de organizar palestras master. Nossa! Quase um aprendiz rs.

Vale a pena participar do projeto. Muito do que aprendi foi naqueles seis anos que participei.
Vale a pena investir e ser voluntário no projeto. Empresários, investir em educação e empreendedorismo sempre tem retorno ;)

E toda essa vontade de falar da Junior Achievement surgiu pois vi que terá palestra de Bel Pesce em POA agora dia 31/10. São essas experiências que a JA proporciona gratuitamente! Tive a honra de organizar uma com Ulisses Tapajós no tempo de Nexa, uma das pessoas que mais admiro em relação a Gestão de Pessoas e como construiu sua história e de outras pessoas através da Educação. É um daqueles empreendedores que dizemos "quero ser igual a ele quando crescer". E Bel Pesce? Dava outro post desse, então recomendo que clique AQUI para conhecer um pouco mais sobre ela e AQUI para baixar o livro.


Você também pode gostar de:

0 comentários

Obrigada por sua opinião,é essa troca que torna o blog cada dia melhor..=)

Deixe seu link, junto com sua mensagem para que eu possa conhecer seu blog =D.

E para quem não tem respondo por aqui,ok?

BJS, Luzi.

P.S.:Os comentários são moderados.

Projeto

CURTA