administração

Lições de gestão do restaurante Fellini

23:04

Raras vezes falei sobre gastronomia por aqui. Mas tenho que falar sobre o restaurante Fellini. Acontece que no 1° período da faculdade li um estudo de caso sobre o restaurante como referência em gestão de pessoas e atendimento e obviamente em visita a terras cariocas tinha que ir lá! Ano passado, quando fui com uma amiga fiquei poucos dias e ao aproveitarmos um passeio para irmos já estava fechado, pense em uma frustação! Mas dessa vez, não deixei a oportunidade passar. Sim, sou dessas que tem que ir em algum lugar porque ele é um estudo de caso mesmo sendo distante do local onde estou kkkkk

Mas voltando...

O restaurante Fellini está localizado no Leblon, uma empresa familiar referência em gestão de pessoas. Já ganharam vários prêmios. O estudo de caso introduz destacando o atendimento, e em seguida seu histórico, concorrência, gestão participativa e seu modelo de gestão premiado.

Algumas lições do Fellini (observem que se refere-se a gestão de qualquer empresa! )

*Ao ser questionado o segredo de atrair tanta gente o proprietário, Nelson, responde: "o segredo é nunca cair na mesmice" resume. A empresa está sempre experimentando e introduzindo novos pratos no cardápio, além de oferecer uma diversidade de pratos, da salada a lagosta (que é cobrado por peso).
*"Não existe ponto micado". Vamos combinar, a localização é muito importante em um negócio e o sonho de qualquer futuro empresário é encontrar o ponto ideal. Em 1993, quando surgiu a oportunidade de comprar o sobrado por um preço ótimo ele não pensou duas vezes. O local era considerado micado, ou seja, todos os negócios que estavam por lá davam errado. Ele então investiu no self-service ao invés de "à la carte", reformulou opções e contratou bons profissionais.
*Concorrência: Ele entendeu que não bastava oferecer serviços iguais aos da concorrência, só se tivesse funcionários comprometidos e eficientes ele teria uma chance.
*Gestão participativa: Envolveu os funcionários nas decisões da empresa e além de benefícios como planos de saúde, prêmio de produtividade, cursos e distribuição do lucro. O resultado foi a obsessão pelo bom atendimento. Afinal, todos ganham.
*Programa de integração: Ao contratar um novo funcionário, este é apadrinhado por um funcionário mais antigo que será responsável por ajudá-lo.
*A empresa premia por elogios vindos dos clientes. Além de bonificações por produtividade, economia, funcionário do mês, aniversário, casamento. Incentivos para atividades culturais e de bem-estar, além de viagens esporadicamente.

Acesse o Estudo de caso completo. AQUI

O Fellini demonstra algo que devemos buscar sempre: Excelência. 

Para ler minha experiência por lá, basta clicar abaixo.


Sabendo disso dá para entender, pois é! Eu TINHA que conhecer e o melhor não me frustei nada. As expectativas eram grandes. Assim que cheguei fui me servir, um dos funcionários estava repondo um dos alimentos, deu Boa tarde e recomendou alguns pra mim explicando o que tinha de diferente e tal. Fiquei pensando "que máximo, afinal, em self-service é tudo tão rápido ninguém para te dá um Boa tarde e te recomenda o que comer" e além do mais para ter feito isso, no mínimo ele teve a sensibilidade de perceber que nunca fui lá antes. Depois de me servir, fui pesar a comida e uma senhora muito simpática me deu Boa tarde e disse: "Tudo bem? Seja bem vinda. Nunca te vi por aqui" respondi que era a primeira vez por lá. Ela imediatamente perguntou do meu sotaque. Disse que era da Paraíba e estava no Rio por causa de um Congresso. Fomos conversando e ela me acompanhou até uma mesa.
Depois a chamei e contei que li o estudo de caso do Fellini, que tinha vindo conferir e estava encantada pois senti a preocupação com todos os detalhes. Ficamos conversando sobre gestão e a dedicação em manter tudo que conquistaram (durante uma degustação de sobremesas que ganhei hehe). Foi demais! Realmente estão de Parabéns.


Você também pode gostar de:

0 comentários

Obrigada por sua opinião,é essa troca que torna o blog cada dia melhor..=)

Deixe seu link, junto com sua mensagem para que eu possa conhecer seu blog =D.

E para quem não tem respondo por aqui,ok?

BJS, Luzi.

P.S.:Os comentários são moderados.

Projeto

CURTA