clientes

Como conseguir novos clientes para seu negócio

21:18

O mês de dezembro traz sempre muitas vendas mas que tal já se planejar e traçar novas formas de prospecção de clientes para 2014?
Muitos fatores são pensados pelos empreendedores para que seus negócios tenham sucesso no mercado, mas uma coisa é essencial para que qualquer empresa seja bem sucedida, principalmente as varejistas: clientes. Sem eles não há razão de se ter um negócio.
Manter clientes antigos e conseguir novos para seu empreendimento não é uma tarefa das mais simples, mas através de uma prospecção de clientes o caminho das pedras se torna mais fácil de ser percorrido.
O que é prospecção de cliente?
Para quem nunca ouviu falar neste termo, ou então já ouviu, mas ainda não o entendeu direito, prospecção de cliente nada mais é do que planejar, listar e ir atrás de novos clientes.
Há diversas formas de aumentar o número de clientes, entre elas a aquisição através de fontes em sindicatos e associações. Outra boa forma de se conseguir novos clientes é trocando clientes com profissionais e/ou empresas que atuam no mesmo ramo, mas que, é claro, não sejam concorrentes. Essa técnica costuma trazer bons resultados, além de não ter alto custo.
Aproveitando os clientes para ganhar mais clientes
Não adianta focar o trabalho em conseguir novos clientes se os que você já possui não estão satisfeitos com o trabalho que está sendo realizado. Dando a atenção necessária e realizando um bom trabalho com os clientes que você tem na sua lista, a satisfação deles pode vir a te dar novos clientes, uma vez que seu trabalho será indicado.
A indicação de um cliente através de um que já está na sua lista pode ser feita de forma espontânea ou estimulada, dando para ele alguma vantagem no futuro .
O primeiro contato
O senso comum diz que a primeira impressão é a que fica, o que não é uma verdade absoluta, mas o primeiro contato com o cliente é muito importante para uma possível parceria de sucesso. E para se sair bem nesse primeiro contato, alguns passos devem ser seguidos:
Conheça o cliente: antes de fazer o primeiro contato é necessário conhecer bem o cliente que você pretende trazer para o seu empreendimento. Informação é poder, então junte o máximo possível para não ter surpresas e mostrar para o seu potencial cliente que você o conhece. Esse conhecimento sobre ele o fará ter mais atenção no que você vai dizer.
O foco é o cliente: por mais que seu empreendimento seja referência no mercado, por mais que seus clientes estejam mais do que satisfeitos com o serviço que você o oferece nada disso vai ter peso o suficiente para um novo cliente fechar acordo. É necessário que o cliente seja convencido de que você vai ser o melhor para ELE! Se ele tiver essa convicção, maiores são as chances de você ter sucesso.
Seja direto: hoje em dia não temos tempo para ficarmos ouvindo coisas que não queremos ouvir. O tempo é curto, então seja direto no assunto. Passe as informações de forma clara e objetiva.

Meios de contato: ainda não inventaram uma forma mais eficiente de se comunicar do que pessoalmente. Dê prioridade ao contato face a face. Caso isso não seja possível, tente o telefone. E-mail, SMS, chats e outros dão a possibilidade da outra pessoa ter uma distração, já no telefone ela precisa dar atenção ao que você está falando. E é isso que você pretende ao fazer contato com determinado cliente!
Bom trabalho! Boas vendas!


Você também pode gostar de:

0 comentários

Obrigada por sua opinião,é essa troca que torna o blog cada dia melhor..=)

Deixe seu link, junto com sua mensagem para que eu possa conhecer seu blog =D.

E para quem não tem respondo por aqui,ok?

BJS, Luzi.

P.S.:Os comentários são moderados.

Projeto

CURTA