empreendedorismo

O preço certo para seu produto

13:17

Para nossas leitoras que estão iniciando seus trabalhos no ramo da moda, seja qual for a atividade que será exercida sempre deverão estar atentas ao mercado em que irão entrar. Definir o ramo em que irá trabalhar, o público alvo, as condições do ambiente em que seu negócio está, enfim. Essas são algumas das várias decisões que precisarão tomar para que sua empresa se garante em um mercado tão competitivo quanto esse, da moda.

Entre os vários problemas que estão por vir, além de definir o seu público alvo, a empreendedora também precisará oferecer a ele algum tipo de vantagem, vantagem essa que precisa ir muito além de apenas boa qualidade em seus produtos ou um bom atendimento de seus funcionários apenas. O que mais cativa um cliente e atraí novos a conhecer o seu produto oferecido é o preço em que ele está a venda, este é um fator determinante para chamar a sua atenção.
A formação de preço para produtos é um processo que vai além da simples teoria de acumular custos e acrescentar uma margem de lucro. Por mais simples que seja, é sempre bom tomar cuidado para que nenhum custo passe despercebido, este gasto se não incorporado pode fazer com que a receita tenha uma queda considerável.
Existem alguns princípios que regem a conduta da formação de preço para produtos, eles visam mostrar as consequências de uma boa margem de preço, tanto a curto quanto a médio e longo prazo.
Distribuição dos custos entre os produtos: em linguagem técnica de administração, a distribuição dos custos é dada de uma forma em que se faça um rateio entre todos os custos indiretos, aqueles que não afetam diretamente na produção do produto. Embora uma tarefa difícil, definir onde estão sendo empregados esses custos faz com que dissolvê-los aumente a margem de lucro.
Volume comprado: Aqui é necessário separar o valor dos custos de cada peça do valor total comprado, definir quanto custa cada uma, especifica. É importante também saber o tempo em que a peça está no seu estoque, para considerar as valorizações ou desvalorizações de uma determinada marca, ou modelo, enfim.
Tributos: Os impostos são fatores importantes para a formação de preço dos produtos. Cada empresa possui a sua forma de tributação, com isso se deve saber quais os impostos que estão influenciando diretamente sobre os custos dos produtos. Porem este é talvez um dos cálculos mais complexos a se fazer, pois até mesmo a venda poderá influenciar no valor destes tributos.
Tratamento dos custos: Em algumas mercadorias os custos podem ser padronizados, como exemplo um determinado modelo de um fornecedor, pode-se saber quanto pagará por aquela peça e todos os custos que nela incidem. Após essa padronização poderá ser projetado quanto custará trabalhar com um determinado fornecedor, e assim pré-estabelecer uma certa margem de preço.
Custos por oportunidade: são aqueles valores que em que de alguma forma poderá se ter uma facilidade maior de reduzi-los sem interferir na qualidade dos produtos oferecidos, por exemplo, o valor pago de pró-labore dos sócios, é aconselhável que seja pago a eles um valor baixo para redução de impostos inclusive, porém, o real trabalho que eles possuem dentro da empresa não são justificados pelo quanto ganham.
Podemos concluir com base nestes princípios que o processo de formaçãode preço para produtos é algo complexo e em muitas vezes detalhado, feito unidade por unidade, sendo assim extremamente desafiador para as pessoas iniciantes no comércio. Em inúmeros casos as consequências das decisões errôneas na formação do preço não são sentidas de imediato, mas tanto cedo quanto tarde elas aparecerão e conforme mais se passa o tempo, mais irreversíveis se tornam.
Vai que você vira um Herchcovitch da vida?

Foto: Blog elo



Você também pode gostar de:

0 comentários

Obrigada por sua opinião,é essa troca que torna o blog cada dia melhor..=)

Deixe seu link, junto com sua mensagem para que eu possa conhecer seu blog =D.

E para quem não tem respondo por aqui,ok?

BJS, Luzi.

P.S.:Os comentários são moderados.

Projeto

CURTA