crédito

Cartão de crédito para micro negócios

17:05

Por Jéssica Nogueira

No post de hoje, resolvi falar sobre o uso de máquinas de cartões de crédito em micro e pequenos negócios.

Estive circulando pelos mercados de João Pessoa e notei que cada vez é mais comum o uso dessa tecnologia por vários micro e pequenos empreendedores. Resolvi analisar os fatos, e refletir sobre esse assunto. Será que é vantajoso para o micro e pequeno empreendedor aplicar essa tecnologia? Esse mecanismo possibilita obter bons resultados?

Bem, corri para pesquisar na internet e encontrei dados do Banco Central que sinalizam alta de 90% na emissão dos cartões de crédito, desde 2006. Nos cartões de débito foi de 61%. À medida que as transações de cheque caíram 35%. 


Abaixo o gráfico que indica o crescimento no número de máquinas de cartões no Brasil desde 2006 até o primeiro semestre de 2013. Cuja fonte é ABECS (Associação de Cartões de Crédito e Serviços).



Esses dados são bem entendíveis e por vários motivos: Com a violência nas ruas as pessoas evitam sair de casa com dinheiro; O cartão traz a facilidade na hora do pagamento, sem troco o cliente economiza tempo no ato da compra; O número de consumidores do Brasil aumentou, mais de 40 milhões de cidadãos subiram da classe D à C nos últimos anos. A facilidade de crédito no país aumentou significativamente, hoje é muito fácil indivíduo maior de 18 anos adquirir um cartão de crédito em seu próprio nome; entre outros motivos que fazem essa tecnologia se propagar pelos microempreendedores. 


Bem, entrei em contato com um amigo que é micro empreendedor e dialogamos sobre esse tema. A entrevista foi feita com Rafael Carvalho, criador e proprietário do microempreendimento no ramo alimentício Cupcake do Baiano, com relação ao uso de máquinas de cartão de crédito para microempreendedores:


Na sua visão como gestor, é vantajoso aplicar essa tecnologia mesmo quando o empreendedor e seu produto ainda estão no estágio de micro e pequeno negócio? A venda dos cupcakes tem aumentado após o uso das maquininhas de cartões de crédito?
O uso de máquinas de cartão de crédito para as vendas dos cupcakes se tornaram um diferencial competitivo dos demais microempreendedores que utilizam o Facebook para divulgar seus produtos. Existe uma vantagem muito grande em oferecer essa ferramenta ao cliente pois dessa maneira estamos fidelizando nossa clientela que passa a voltar mais vezes à nossa página para realizar mais encomendas no crédito, débito e até mesmo no boleto bancário. Nós conseguimos gerar mais facilidade e comodidade aos nossos clientes que só terão o trabalho de degustar os nossos cupcakes. O uso das maquinetas de cartões é essencial para o crescimento da marca dos micro e pequenos negócios, pois passa uma maior credibilidade para os nossos consumidores.




Antes de implantar o uso dessas máquinas foi feito uma pesquisa para identificar qual empresa oferece o melhor e mais barato serviço? O que você acha a respeito do preço cobrado sobre as máquinas? Esse é o lado negativo da parceria com as maquinetas ou existem outros?
Sim, foi feita uma pesquisa de empresas que oferecem esse tipo de serviço e qual delas possui o melhor custo x benefício. Hoje, por contarmos com diversas empresas que prestam esse serviço, os preços e taxas são bastante atrativos para os microempreendedores. A competitividade entre essas empresas tem tornado essas taxas cada vez menores, nos possibilitando oferecer os nossos produtos sem cobrar nenhum valor extra aos nossos consumidores. Acredito que devemos olhar essa forma de pagamento como um diferencial competitivo e não como um ponto negativo. Devemos tentar ao máximo repassar os produtos aos consumidores sem cobrar nenhuma taxa deles. Caso não seja possível, devemos repassar apenas as taxas administrativas para que os nossos clientes não paguem caro por um serviço que estamos oferecendo.



Existe alguma resistência da clientela ao utilizar o cartão de crédito para comprar cupcakes? Como empreendedor você está satisfeito com o uso dessa tecnologia? Os clientes estão satisfeitos? 

Ainda existe uma certa resistência dos clientes em comprar através do cartão de crédito, principalmente quando a compra é realizada pela Internet, pois infelizmente existem muitas fraudes e sites que clonam os cartões dos clientes. Para isso, nós trabalhamos com uma empresa séria e reconhecida para oferecer a opção de compra por cartões de crédito. Além disso, nós nos responsabilizamos por quaisquer erros que possam acontecer, fazendo o ressarcimento devido aos clientes. Aliado a isso, uma boa divulgação das facilidades de pagamento dos cupcakes por cartões vem contribuindo para dar mais credibilidade aos nossos consumidores. Todos os clientes que compraram ficaram muito satisfeitos com essa ferramenta que disponibilizamos. As vendas aumentaram e possibilitaram a ampliação da empresa para novos horizontes.




Obrigada e até a próxima postagem!



Fonte: Estadão Economia e Negócios ABECS (Associação de Cartões de Crédito e Serviços).





Você também pode gostar de:

1 comentários

  1. Jéssica, adoooorei seu post querida. Que você cresça cada vez mais no blog.
    Beijos
    www.joseanefarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por sua opinião,é essa troca que torna o blog cada dia melhor..=)

Deixe seu link, junto com sua mensagem para que eu possa conhecer seu blog =D.

E para quem não tem respondo por aqui,ok?

BJS, Luzi.

P.S.:Os comentários são moderados.

Projeto

CURTA