bel pesce

Dia do empreendedorismo feminino

20:20

Vocês já estão sabendo que o dia 19/11 foi eleito pela ONU como Dia do empreendedorismo feminino?



A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Semana Global do Empreendedorismo, a Fundação das Nações Unidas, o Departamento de Estado Americano, universidades e iniciativa privada. Segundo a ONU, a iniciativa surge para ampliar as oportunidades às mulheres, que têm acesso a entre 58% e 70% dos postos ocupados por homens na política, economia, educação e saúde.

As mulheres são maioria da população no Brasil (51,4%), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Elas correspondem a 52,2% dos empreendedores do país, sendo que a maioria (66,2%) abre o próprio negócio por oportunidade e não por necessidade, segundo a pesquisa sobre empreendedorismo GEM (Global Entrepreneurship Monitor).

Em homenagem a data, compartilho com você as empreendedoras que mais me inspiram e porquê!

Viviane Ventura Brafmann, vencedora da 1° edição do Aprendiz

Simplesmente amo de paixão o Aprendiz, ativo meu twitter a cada temporada, tenho grupo no face e por aí vai...  mas depois de 10 temporadas nenhuma pessoa por mais brilhante que seja conseguiu superar minha admiração por Vivi. Torço por ela desde o início, em uma prova, creio que nos primeiros episódios, o objetivo era comprar 10 itens ao menor preço possível. Vivi conseguiu convencer um comerciante a vender ostras por 0,01 centavo (e ele ainda teve que emitir nota haha). O que me marcava a cada prova era seu espírito empreendedor, sua garra de vencer, sua empatia com as pessoas, sua liderança, a forma como defendia nas salas (tensas) de reunião o que acreditava. Depois do Aprendiz continuei acompanhando sua trajetória e 10 anos depois ela consegue manter toda minha admiração se destacando cada vez mais. Ah! Ela continua na empresa de Justus. Atualmente ocupa a direção em outra empresa do grupo, a Grey.



Luiza Helena Trajano , presidente do Magazine Luiza


Apesar do nome, Luiza Trajano não é fundadora do Magazine Luiza e sim sobrinha da fundadora (Luiza Trajano Donato) que junto com seu marido fundou o magazine "A cristaleira" em 1957 (Li certa vez, que o espaço inicial era de 9 metros quadrados!). Porém, Luiza (Helena) tem grande importância no processo de crescimento e expansão da empresa, e depois que assumiu a presidência na década de 90, ficou mais evidente seu modelo de gestão. A admiro pela sua simplicidade, pelo império que construiu e por seu modelo de gestão de pessoas, a qual é referência hoje.



Bel Pesce, empreendedora na Faz Inova


Nem tenho mais o que falar da Bel aqui no blog mas é impossível não citá-la entre as minhas inspirações. Tive a oportunidade de conhecê-la e simplesmente ela é SHOW, como a própria diria. Simplesmente, apesar de tantas conquistas e currículo invejável, ela mantêm uma paixão e simplicidade que são admiráveis, capaz de influenciar a todos com sua empolgação. Bel é um super inspiração!


E qual a empreendedora que inspira vocês?


Sites sobre empreendedorismo feminino:
Mulher de negócio
Empreendedorismo rosa
Jogo de damas

P.S.:Depois faço outra com minhas inspirações masculinas...


Dados: Uol Economia

Você também pode gostar de:

0 comentários

Obrigada por sua opinião,é essa troca que torna o blog cada dia melhor..=)

Deixe seu link, junto com sua mensagem para que eu possa conhecer seu blog =D.

E para quem não tem respondo por aqui,ok?

BJS, Luzi.

P.S.:Os comentários são moderados.

Projeto

CURTA